terça-feira, 21 de abril de 2009

AFINANDO CONGAS CORRETAMENTE


Como em tambores de Bateria, muits congas possuem uma gama limitada de opções de afinação específicas em que elas soam melhores. Isso irá variar de tambor para tambor e de tamanhopara tamanho. Se você possui tambores de alta qualidade, pode haver diversos pontos doces. Apenas experiemente e encontre onde seus tambores cantam.

Comece com seu tambor maior ( Tumba ) afinando o mais grave possível, então suba graduamente a tensão ( indo de parafuso em parafuso em movimento circular ) até encontrar o ponto em que ele soa bem para seus ouvidos. Faça isso com os outros 2 tambores, quando os 3 estiverem em seus pontos *ótimos, mais graves, faça pequenos ajustes em cada tambor para encontrar agradãveis intervalos consonantes em cada um deles. Muitos congueros preferem intervaloes de uma terça, quata justa ou quinta justa entre os tambores.

Para um som mais cortante e nítido afine os tambores o mais agudo que puder, mantendo os intervalos básicos. Para os sons mais profundos e densos, explore a parte mais grave entre as opções de afinação dos tambores. Tudo depende do que você quer ouvir.

Para aplicações mais tradicionais, alguns músicos afinam a Tumba com a nota Sol, e a conga com a nota Dó, então afinam o quinto um pouco acima disso, em algum lugar entre as notas Ré e Fá. Essa afinação lhe dará um som clássico em um setup de Conga.

Nenhum comentário: